CAMERJ RIO: OS MUTUÁRIOS PODEM CHORAR LÁGRIMAS DE SANGUE COM O IPCA

O Sistema Financeiro da Habitação, como havia sido previsto pela CAMERJ RIO, vai alterar o índice de correção monetária da TR para o IPCA (índice inflacionário) com juros mais baixos na ordem de 3,22% nos últimos 12 meses.

O IPCA é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor e é medido mês a mês pelo IBGE.

Ele é medido como um reflexo do custo de vida de famílias que possuem renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base em 9 regiões metropolitanas do país. Para isso são calculadas despesas com:

  • Moradia
  • Alimentação e bebidas
  • Saúde e higiene pessoal
  • Artigos para casa
  • Despesas pessoais
  • Educação
  • Comunicação
  • Transporte
  • Vestuário

O seu bolso e suas contas básicas também podem ser afetados. Muitos comerciantes e fornecedores de serviços podem reajustar seus preços com base na alta do índice e até mesmo contratos de aluguel podem ter cláusulas específicas de reajuste anual pela variação do índice IPCA.

Por isso é tão importante entender o que é IPCA, como ele pode afetar o seu orçamento.

Portanto, o IPCA certamente vai causar uma nova onda de inadimplência em caso de inflação, haja vista que o indexador é amplo porque leva em consideração vários itens como moradia, alimentação e outros, por exemplo no mês de janeiro de 2016 ele concentrou um acumulado de 10,71%, janeiro de 2018 apontou o acumulado de 2,85 e em janeiro de 2019 indicou o percentual de 3,78%. O IPCA pode superar os índices salariais dos trabalhadores empregados em caso de inflação acarretando a inadimplência e perda do imóvel

Se o saldo devedor for atualizado pela TR e as mensalidades forem reajustadas pelo IPCA e o mutuário conseguir pagar não haverá problemas com a existência de resíduo, e, possivelmente o mesmo restará nulo antes do prazo contratual, mas, com certeza, essa hipótese não vai ocorrer.

Por outro lado, se as mensalidades e saldo devedor forem atualizados pelo IPCA só existirá saldo residual se a inflação estiver fora de controle e a instituição financeira não souber o acumulado anual e considerar uma media anual inferior e a mensalidade paga for inferior a correta, então, essa diferença será incorporada ao saldo devedor mensalmente, ou seja, capitalização composta de juros- ANATOCISMO.

Escrever um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!